Contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, com foco na educação socioambiental em defesa das águas e de todas as comunidades de vida, e tendo como referencial os princípios da Carta da Terra.
(61) 99856 5455
O Projeto Guardiões das Nascentes é uma iniciativa de construção coletiva que transforma comunidades em protagonistas da preservação ambiental. Nascido em 2016 sob a organização do Instituto Oca do Sol, o projeto utiliza o mapeamento participativo como ferramenta de governança e proteção dos recursos hídricos.
Atualmente, o Guardiões das Nascentes transcende a categoria de projeto para se consolidar como um movimento social de articulação ambiental.
A trajetória do projeto é marcada pela adaptação e pelo reconhecimento institucional. O que começou como uma resposta local à crise hídrica no Distrito Federal tornou-se uma metodologia replicável em escala nacional.
Constituir uma rede de cidadãos reconhecidos como guardiões das nascentes, capazes de apoiar-se mutuamente para:
Localizar e identificar nascentes; Estabelecer governança e gestão comunitária para a preservação e recuperação das nascentes; Fomentar parcerias com instituições, agentes públicos e do terceiro setor, para o desenvolvimento sustentável de seus territórios.
Emancipação comunitária
Educação ambiental
Territorios sustentáveis
Cooperação
Preservação dos recursos hídricos
Recuperação ambiental
Mitigar aquecimento global
Água como bem público
Garantir a visibilidade, preservação e defesa das águas, por meio da capacitação de moradores para a realização de mapeamento de nascentes de seus territórios, utilizando a Metodologia Guardiões das Nascentes.
Contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, com foco na educação socioambiental em defesa das águas e de todas as comunidades de vida, e tendo como referencial os princípios da Carta da Terra.
Mapeamento comunitário de 97 nascentes na Serrinha do Paranoá no âmbito do Projeto Águas.
Lançamento da Cartilha Guardiões das Nascentes no Fórum Alternativo Mundial da Água.
Lançamento da Cartilha Guardiões das Nascentes no Fórum Alternativo Mundial da Água.
Certificação pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS, como "Solução Inovadora de Desenvolvimento Sustentável".
Realização do Curso em Formato Híbrido (Virtual e Presencial).
Realização de três turmas do Curso Mapeamento Comunitário das Nascentes (CIRAT/DF, Inst. Çaracura/SC, Oca do Sol evento aberto
Realização do Diagnóstico Ambiental de 97 nascentes na Serrinha do Paranoá.
Fundado em 2008, o Instituto Oca do Sol nasce como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento humano integral




© 2026 Criado com muito carinho por Mural Ideias – Publicidade e Marketing