“Nascer é o primeiro ato que dá origem a uma vida. Nascente é aquilo que está nascendo permanentemente. Uma água que jorra sem parar."

Nascemos, crescemos e morremos. Mas a nascente não para, ela só nasce. Continua a nascer, todos os dias. Escoa, desce a encosta, forma o rio. É água. É vida. Mais do que isso: é a garantia de que a vida vai continuar. Mas só continuam se forem preservadas, mantidas, cuidadas. Evitar que sejam desmatadas, soterradas, cobertas de lixo.


Pouca gente sabe, mas em Brasília o Projeto Águas mobilizou os moradores e identificou mais de 90 nascentes nas margens do Lago Paranoá. Utilizando a tecnologia disponível nos seus próprios celulares, esses moradores marcaram e identificaram as nascentes, utilizando uma metodologia simples e ao mesmo tempo inovadora.  


Nesta cartilha você vê e aprende o passo a passo utilizado para a identificação e preservação dessas nascentes. E essa metodologia pode ser livremente utilizada para a descoberta e preservação de nascentes em sua região. Faça bom proveito!


Clique aqui para fazer download da Cartilha dos Guardiões das Nascentes.