Dandô - Circuito de Música Dércio Marques

 

“Dandô” é uma caravana musical, idealizada pela cantora Kátya Teixeira. Teve início em setembro de 2013 e é gerido pelos próprios artistas envolvidos e com apoios locais. Tem o intuito de levar boa música e criar uma cartografia musical do Brasil e dos países envolvidos.
O projeto tem, em seu nome, uma homenagem a Dércio Marques (falecido em 2012), que foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo da mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos, culturas.
O objetivo é promover uma grande circulação contínua de música pelos países envolvidos – hoje são: Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Portugal e Galicia/ES - com artistas de várias regiões criando um intercâmbio, uma rede colaborativa muito importante e também gerando novas plateias.
Com quase quatro anos de atividade, o circuito Dandô já realizou mais de 400 espetáculos por todo o país em 50 cidades por 08 estados brasileiros e conquistou o Prêmio Brasil Criativo|2014 de empreendedorismo cultural - Project Hub/MINC/SEBRAE - como melhor projeto de Música na Categoria Artes e Espetáculos e finalista no Prêmio Profissionais da Música|2017 na categoria Projetos
Culturais Musicais.
Seu 1o CD Coletânea Dandô - Um Canto em Cada canto do Brasil em parceria com Distribuidora Tratore, tem uma mostra de alguns dos artistas do circuito. E em 2018 estreia o primeiro Programa de TV do Dandô pela TV Evangelizar de Curitiba PR com transmissão nacional.

 

Dércio Marques


Violeiro, cantador, pesquisador, menestrel, Dércio Marques (falecido em 2012) foi um dos artistas que ao lado de sua irmã Doroty Marques mais fizeram pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo da mídia de massa. Com seu jeito peculiar de alinhavar costumes, conversas, “arreuní gentes”, ele uniu cantadores de toda parte do país, de várias gerações, estilos, em uma confraternização cultural sem igual.

 

O Instituto Oca do Sol tem a alegria de promover a cultura local e regional, como um dos eixo do Projeto Águas, através do Circuito Dandô realizando os seguintes eventos: 

19.05.18 Murilo Silvestrim (Curitiba) -  Anfitriã Milla Tuli às 20h.
21.07.18 Trem das Gerais (Araguari) – Anfitrião a definir
22.09.18 Artista Internacional – Anfitriã: Martinha do Coco – Paranoá – DF – Festa da Primavera.
17.11.18 Manu Saggioro (Bauru) - Anfitrião a definir