O Projeto Ecotrilhas Serrinha surgiu durante a implementação do Projeto Águas cumprindo a meta de promover o turismo, cultura e lazer. Um dos produtos desse trabalho é o levantamento de trilhas, pontos culturais, turísticos e ambientais existentes na região.
Ao mesmo tempo em que oferece dicas aos ciclistas, caminhantes, turistas e pessoas que buscam contato com a natureza, o EcoTrilhas também visa despertar nos visitantes o sentimento de pertencimento e alertar para a necessidade de preservação ambiental das riquezas naturais do cerrado na Serrinha do Paranoá.

O Projeto EcoTrilhas georreferenciou e sinalizou cinco trilhas: três para mountain bike (ciclismo),uma para trecking (caminhada) na Serrinha do Paranoá, com características rurais e outra urbana abrangendo 3 parques da Península do Lago Norte. Quem optar pelo passeio urbano poderá conhecer o Parque Vivencial, o Parque das Garças, o Parque Esportivo na “Quebra da 13” e o Viveiro Comunitário do Lago Norte.
No trajeto os visitantes podem apreciar a natureza, conhecer árvores e animais do Cerrado, além de vivenciar diversos espaços de lazer e pontos turísticos do Lago Norte, enquanto desfrutam das trilhas com sinalização e segurança.