Projeto Águas Serrinha do Paranoá

 

Clique aqui para fazer download da Cartilha dos Guardiões das Nascentes.

 

 

Vamos cuidar das nossas águas? Então vem com a gente!

Você sabia que pelo menos 25% das águas do Lago Paranoá são formadas em uma região pertinho do Lago Norte, conhecida como "Serrinha do Paranoá"? A região conta com nove córregos, mais de noventa nascentes e até cachoeirinhas !!

Esses cursos d'água precisam de mais proteção, pois estão em risco. É por isso que o Projeto Águas tem como objetivo reverter a atual tendência de destruição e comprometimento das nascentes e córregos da Serrinha do Paranoá, contando com o apoio da comunidade em várias atividades, dentre elas, mutirões de plantio de comunitários para a recuperação deste precioso patrimônio imaterial.

 

Primeiras reuniões de articulação do Projeto Águas

 

As reuniões com a comunidade foram realizadas pela Coordenadora voluntária do projeto, educadora e criadora da metodologia da Macroeducaçao, Dra. Valeria Hammes, em diálogo com as lideranças comunitárias, os movimentos e instituições locais para  conhecer as demandas  e preparar  o curso de formação, este a partir da demanda local.  

 

foto van Projeto Águas DF.

Reunião com o grupo de escoteiros Flor de Liz

foto van Projeto Águas DF.

Reunião na Igreja Nossa Senhora do Lago Asas

foto van Projeto Águas DF.

Reunião no Instituto Ilumina, Ong ambientalista local.

 

foto van Projeto Águas DF.
 

 

Oficina teórico-prática de formação de multiplicadores e lideranças comunitárias.Maio 2015

 

foto van Projeto Águas DF.

 

A oficina é voltada à comunidade da Serrinha do Paranoá, Coordenações Pedagógicas das escolas do DF, e demais pessoas interessadas pelas aguas .Serão abordados temas como Permacultura, Produção Agroecológica, Saneamento Ambiental e Coleta Seletiva, Corredores Ecológicos, Cadastro Ambiental Rural e Acesso aos Serviços Públicos.

 

Dia 30 Maio - Palestrantes e participantes nos cursos e oficinas do

1o dia de Projeto Águas na Oca do Sol

 

foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     
foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     
foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     
foto van Projeto Águas DF.    
     


Dia 31 Maio

foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     

31 Maio: Dia de oficinas tematicas e aplicação da metodologia de Dragon Dreaming ccom os moradores dos nucleos da Serrinha.

     
foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     
foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     
foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.
     

 
 

Educação Ambiental com os Escoteiros Flor de Lis, 20/6/2015

 

foto van Projeto Águas DF. foto van Projeto Águas DF.

 

 

 27 de junho de 2015 - Pacto Socioambiental entre a comunidade e as

Instituições Públicas, resultado da dedicação voluntária desses multiplicadores.

 

2a Reunião de Formação de Multiplicadores e Lideranças juntamente ao Instituto Oca do Sol, com o intuito de apresentar os DRPs (Diagnóstico Rápido Participativo - consulta à comunidade) individuais e pactuar as ações individuais e coletivas que foram iniciados no 1° Curso de Formação de Multiplicadores e Lideranças do Projeto em maio de 2015.

O DRP proposto pelo Projeto Águas é um panorama da situação atual, segundo a opinião da comunidade ocupante de cada microbacia hidrográfica. O objetivo é elaborar o "mapa da boa vontade". Ele retratará essa situação sob o ponto de vista do conjunto de pessoas que responderem ao DRP com boa vontade. Ele permitirá também reunir a opinião da comunidade sobre as soluções necessárias para melhorar a qualidade de vida nestas localidades.

A segunda etapa do Projeto Águas na Serrinha do Paranoá fez um Pacto Socioambiental entre a comunidade e as Instituições Públicas em prol da preservação de nossos recursos hídricos e do fortalecimento da sustentabilidade na Capital Federal.

 

 

foto van Projeto Águas DF.   foto van Projeto Águas DF.

Professor Osmar Coelho - Resiliência e Recursos Hídricos, Feedback das Oficinas da primeira etapa do Projeto Águas na Serrinha do Paranoá!

foto van Projeto Águas DF.

Dra. Valéria Hammes - Resultados do Diagnóstico Rápido Participativo - DRP (consulta à comunidade)

 
foto van Projeto Águas DF.

Marcos Woortmann - Apresentação das Políticas e Programas do Governo de Brasília para a Serrinha do Paranoa.

O Pacto - comprometimento entre a sociedade civil e as Instituições Públicas de cuidarmos juntos das aguas e do meio em que vivemos, nossa casa!

 
 
foto van Projeto Águas DF.

Fernando Carvalho Vieira - Zoneamento Ecológico da Serrinha do Paranoá

foto van Projeto Águas DF.

Fechamos o dia com as bênçãos da música e ciranda do Grupo Martinha do Coco!!!

foto van Projeto Águas DF.

 

Comunidade em ação: mapeamento das nascentes da Serrinha

 

foto van Projeto Águas DF. foto van Projeto Águas DF.
foto van Projeto Águas DF. foto van Projeto Águas DF.


 

Balanço e Celebração do Projeto Águas da Serrinha do Paranoá em 2015
 

O Projeto Aguas está sendo implementado no âmbito da Serrinha do Paranoá e estabeleceu, ao longo de 2015, parcerias com os diversos agentes sociais representantes do setor público, privado e organizações da sociedade civil. O objetivo foi identificar e realizar ações coletivas em sinergia, promovendo o desenvolvimento sustentável local lastreado no cuidado com as águas – protegendo suas nascentes, córregos e o Lago Paranoá.
 

Celebração de 1 ano do Projeto Águas da Serrinha do Paranoá
 

 

foto van Projeto Águas DF.

 

Festa da Primavera 2016
 

Festa para celebrar a chegada da Primavera, agradecer às Águas e protegê-las. Na Oca do Sol no dia 24 a partir das 16h e na Cachoeira do Urubu no dia 25, entre 08:30 e 12:30h. Farta e variada programação, movimentos de idéias, corpos e sensibilidades.

 


foto van Mangala Bloch.

 

Plantio Comunitário

18 nov 2016 (Grota Barbatimão) / 26 nov 2016/ 3 dec 2016/10 dec 2016 (Cachoeira de Urubu)/ 17 dec (Viveiro Comunitário do Lago Norte)


Mutirão coletivo de plantio de mudas nativas que foi realizado perto do Varjão.
É plantando que se colhe!

Nossos plantios visam recuperar o Bioma Cerrado, bem como sensibilizar e informar a comunidade acerca dos temas socioambientais de nossa região: como por exemplo, aqueles referentes às nascentes e cursos d'água que estão em risco de degradação.
Além disso, as atividades de plantio também servem para criar redes e mobilizar as pessoas que querem ajudar de alguma forma, mas muitas vezes não sabem por onde começar.
E temos apoio de várias instituições, dentre elas: Projeto Águas, Instituto Oca do Sol, UniCEUB, Adm Lago Norte, OAB Verde e várias outras.

 

 V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas maio 2017

 

Na sexta feira, 12/05/2017 tivemos a grande satisfação de receber representantes de diversos órgãos ambientais de 14 países latino americanos e também nossa comunidade! A Serrinha do Paranoá foi selecionada como um de três locais para saídas de campo do V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, para apresentação do Projeto Águas DF, do qual o Instituto Oca do Sol é proponente e conta com o apoio da Administração Regional e Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável, ambos do Lago Norte. Os outros locais visitados foram o Jardim Botânico de Brasília e a Estação Ecológica Águas Emendadas. Também foram apresentados, em forma de fórum, outros projetos locais: Movimento São Bartolomeu Vivo, Descoberto Coberto, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade - CIRAT e Águas do Cerrado - Ipoema.
Os participantes conheceram a trilha do Mirante da Pedra dos Amigos, sinalizada pelo projeto Ecotrilhas Serrinha, componente do Projeto Águas da Serrinha, e a cachoeira no Córrego do Urubu!

No período da tarde tivemos a alegria de acompanhar a excursão para a Estação Ecológica de Águas Emendadas em Planaltina DF, onde ocorre um fenômeno natural raro: uma única nascente dá origem a três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, São Francisco e do Paraná
 

foto van Instituto Oca do Sol.   foto van Instituto Oca do Sol.
     
foto van Instituto Oca do Sol.   foto van Instituto Oca do Sol.
     
foto van Instituto Oca do Sol.    

Cachoeira de Urubu

   

 

 

Participação no Lançamento Forúm Alternativo Mundial da Água – 9 junho 2017

Inauguração da Trilha Pedra dos Amigos – 9 de Julho de 2017

 

foto van Projeto Águas DF.

 

Participação no Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Agroecologia 2017 .

Setembro 2017
 

Apresentaremos o caso de sucesso de mapeamento com a comunidade e parceria com a Administração do Lago Norte, das mais de 90 nascentes existentes na Serrinha do Paranoá (núcleos rurais do Lago Norte)! Antes do início do Projeto havia somente cerca de 10 nascentes reconhecidas! A partir delas são formados 9 córregos que abastecem o Lago Paranoá, de onde será captado ainda esse ano água para abastecimento das torneiras da capital!


foto van Projeto Águas DF.

 

Macroeducação para as escolas – Fevereiro 2018

 

Na semana pedagógica de 2018 das escolas públicas a Escola Aspalha recebeu a metodologia da Macroeducacao e do Projeto Águas, contando com a participação de diretores, coordenadores e professores das 5 escolas públicas da Serrinha: Celan, Cedlan, Varjão, Olhos D'Água, Aspalha mais o Colégio do Sol e FAU-UnB. Foi iniciada a realização de um sonho de levar a metodologia da macro educação para as escolas da Serrinha do Paranoá- Lago Norte.

Esta  programação está inserida e faz parte da Programação do  Fórum Alternativo das Aguas -  FAMA _ na rede pública de ensino . O foco será na ação territorial local e ambiental, com especial destaque para o cuidado com as águas nesta importante região produtora de água. Foi distribuído um mapa contendo as nascentes da Serrinha e as trilhas ecológicas mapeadas e sinalizadas. Os participantes se surpreenderam com este tão próximo e  importante espaço de educação ambiental, não apenas para as escolas locais, mas também para a cidade de Brasília, que pode ter a oportunidade de trazer os alunos para conhecerem de onde vem a aguas do abastecimento, ter contato com as nascentes, córregos com áreas de cerrado ainda em pé e aprender sobre a relevância da vegetação para as áreas de recarga dos aquíferos.
A Serrinha do Paranoá, em si, é uma aula de campo e cenário para sensibilização das crianças e jovens ( por quê não os adultos?). Da Serrinha pode-se avistar o Lago Paranoá - o manancial que   abastece de água grande parte da cidade,  depois da implantação em 2017 da Estacão de Tratamento de Agua, ETA-Norte , por conta da crise hídrica no Planalto Central.

Um dos resultados esperados são projetos socioambientais desenvolvidos pelas escolas com os alunos para sensibilização da importância do meio ambiente e das águas que tudo permeia e vivifica.

 

foto van Projeto Águas DF. foto van Projeto Águas DF.
foto van Projeto Águas DF.

Escola Classe Aspalha no Núcleo Rural do Palha, na Serrinha do Paranoá.